terça-feira, 30 de setembro de 2008




ELEIÇÕES 2008


As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. Atualmente no Brasil, ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares.



O eleitor consciente é aquele que analisa as propostas e conhece a história dos candidatos e partidos. Participa de organizações sociais ou comunitárias. Costuma participar das reuniões políticas, acompanha os debates, apresenta propostas e sabe que, apesar dos problemas, a política é um instrumento de ação da sociedade. Os eleitores conscientes sabem que a política e os políticos, por vezes, não fazem por merecer o seu voto, mas sabem também que ser cidadão implica participar ativamente, repensando atitudes e, se necessário, alternando pessoas e partidos no poder.



A urna eletrônica consiste num microcomputador onde são gravados os votos dos eleitores sem que haja a sua identificação. A urna está ligada a um microterminal onde os convocados pela Justiça Eleitoral anotam o número dos títulos eleitorais dos eleitores regulares, liberando-os para os votos, ficando registrado no sistema do microterminal a sua presença às eleições. Além disso, através do microterminal, é feita a inclusão das justificativas dos eleitores que não se encontram em seu domicílio eleitoral para votar.


O que significa votar com liberdade e consciência? Votar é um meio de participar,
influir e assumir responsabilidade na vida política do país. Não basta votar por votar. É preciso votar com liberdade e consciência. Deve-se votar sabendo
em quem se está votando e seguro de que o candidato é realmente o melhor para o
progresso da cidade e o bemestar da população. Para saber sobre isso, deve procurar informar-se. Antes mesmo das eleições, rádios, televisões, jornais,
revistas, sites da Internet,folhetos, tudo isso traz informações
sobre as eleições e os candidatos. Convém ficar atento ler e ouvir as informações, comparar os discursos dos candidatos.

By Giselle e Ihara






terça-feira, 23 de setembro de 2008


Hoje falaremos sobre um tema da educação que é o EJA, a Educação de Jovens e Adultos, que é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para o enquadramento de jovens e adultos na educação.

Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar.

É uma educação que passou por várias agressões por parte de muitos políticos que a não queriam, pois acreditavam que a eliminação do analfabetismo se limitava apenas em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças enquanto os adultos analfabetos, já tem o seu destino traçado na morte.

Para Paulo Freire, a educação de jovens e adultos deve considerar o alfabetizando como sujeito de seu saber, no âmbito de uma proposta pedagógica pautada em relações dialógicas de cooperação e solidariedade, constituindo-se em uma opção política e de política educacional.
As pessoas que estudam na EJA procuram um curso diferente. A maioria trabalha, tem família, muita responsabilidade, não pôde estudar na escola na época da infância e da adolescência. Algumas pessoas tiveram um passado difícil e não puderam concluir o ensino fundamental na idade apropriada. Portanto, a proposta da E.J.A. tem que ser diferente e adequada ao seu grupo.
Giselle e Ihara