terça-feira, 23 de setembro de 2008


Hoje falaremos sobre um tema da educação que é o EJA, a Educação de Jovens e Adultos, que é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para o enquadramento de jovens e adultos na educação.

Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar.

É uma educação que passou por várias agressões por parte de muitos políticos que a não queriam, pois acreditavam que a eliminação do analfabetismo se limitava apenas em proporcionar uma educação de qualidade para as crianças enquanto os adultos analfabetos, já tem o seu destino traçado na morte.

Para Paulo Freire, a educação de jovens e adultos deve considerar o alfabetizando como sujeito de seu saber, no âmbito de uma proposta pedagógica pautada em relações dialógicas de cooperação e solidariedade, constituindo-se em uma opção política e de política educacional.
As pessoas que estudam na EJA procuram um curso diferente. A maioria trabalha, tem família, muita responsabilidade, não pôde estudar na escola na época da infância e da adolescência. Algumas pessoas tiveram um passado difícil e não puderam concluir o ensino fundamental na idade apropriada. Portanto, a proposta da E.J.A. tem que ser diferente e adequada ao seu grupo.
Giselle e Ihara

2 comentários:

Didática e a evolução disse...

O projeto EJA utilizado na rede pública é muito importante para as pessoas que realmente necessitam, pois através deste estão tendo a oportunidade de se alfabetizarem e ampliarem seus conhecimentos.

Gostamos muito do assunto e parabéns pelo trabalho.

Aline P, Jenifer e Inglidy

Didática nas Práticas Educativas disse...

Esse projeto é de extrema importâcia para a população carente da nossa cidade, deveria ser modelo pra todo o nosso país. É incrível como um país tão rico em CULTURA, seja tão pobre em EDUCAÇÃO para povo. Parabéns pelo BLOG e pelo trabalho. BEIJOOOOS