sexta-feira, 18 de julho de 2008


Resumo dos capítulos 1 e 2 do livro de Lino de Macedo
Diante de algo particular, diferente ou novo, buscamos classificar, conceituar, colocar o particular em um geral e, portanto já conhecido, pelo menos como classe. O que não serve é excluído, fica sem lugar, entregue a própria sorte.
A diferença é uma forma de organizar as coisas quanto à sua dimensão desconhecida daquilo que está entre nós e dentro de nós, mas que não reconhecemos ou não sabemos como encaixar.
A diferença sendo aquilo que não se encaixa corresponde a idéia de que certas coisas só podem ser conhecidas por fragmentos, por partes, pelos vestígios do que foram ou do que poderão ser, ou do que sendo não podemos aprender por inteiro.
Os sonhos, s esquecimentos, tudo o que dentro de nós cai fora do controlável, do classificável e do dominável são exemplos de coisas que fazem diferenças.
As coordenadas nas semelhanças são o múltiplo e o comum, nas diferenças são o singular e o diverso. Por isso, a diferença tem a ver com singularidade e ao mesmo tempo com diversidade, porque o diferente é o que está entre nós, naquilo que é além de nós, naquilo que somos nós ao mesmo tempo.
Uma outra forma interessante é aprender a respeitar. Respeitar significa deixar como está, não no sentido passivo do termo, mas como uma escolha, como um carinho, como um respeito às diferenças.
O respeito é um dos caminhos para se aprender a conviver com as diferenças e, quem sabe, preparar para uma inclusão no sentido verdadeiro do termo. Na inclusão semelhanças e diferenças relacionam-se de modo interdependente.
O que define a exclusão é como os articulamos e como negamos uns aos outros.
Crianças ou pessoas em geral que não se encaixem em certos critérios estão fora e, portanto, entregues à própria sorte; a exclusão é o destino dos que não pertencem por não satisfazerem os critérios de uma certa classe ou na própria sociedade.
É importante assumirmos o preconceito, a nossa dificuldade, o nosso medo, a nossa impotência, porque só assim vamos poder, pouco a pouco, assumir, de fato uma formação que promova a educação inclusiva.
Convidamos a todos nossos visitantes a entrarem no site http://www.youtube.com/ e assistirem o vídeo "Uma canção diferente" que nos faz refletir sobre as diferenças.
By Giselle e Ihara

Um comentário: